Siga o Blog por E-Mail.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Da Presidência do CRESS/PB para Onde a Vida Levar


Não é uma despedida fácil, fui eleito presidente do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região – Paraíba (CRESS/PB) em 2011, nossa gestão tomou posse em 17 de dezembro daquele ano e fomos reeleitos em 2014. Construímos essa caminhada com outr@s 33 Conselheir@s, tão importantes quanto foram as dezenas de trabalhadores/as que construíram essa história lado a lado.

Por exigência da legislação eleitoral, já que sou pré-candidato em João Pessoa, hoje eu protocolo meu desligamento do CRESS/PB (29 de fevereiro de 2016), faço com os olhos marejados de emoção, mas com a certeza de ter feito o meu melhor. Tenho outras tarefas daqui para frente, não menos coletivas como esses mais de quatro anos na gestão do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba.

Em 2011 assumimos um Conselho com um déficit orçamentário e fechamos todos os anos seguintes superavitários, reduzindo a inadimplência e permitindo o avanço coletivo da categoria.

Logo em 2012 fizemos o vídeo e uma emocionante atividade comemorativa aos 30 anos do Conselho, convidamos todas as ex presidentes e homenageamos a primeira presidente da entidade, Eurides Mororó, e a Guerreira Elisa Mineiros. No mesmo ano lançamos á página do CRESS/PB na internet com a presença da Presidente do CFESS, a querida Samya Rodrigues.

Nos anos seguintes ampliamos as fiscalizações realizadas, além da realização de atos públicos e ações na justiça em defesa d@s Assistentes Sociais da nossa Paraíba.

Lançamos o Fórum Paraibano de Estágio Supervisionado, avançamos no processo de reaproximação das unidades de formação de Serviço Social e contribuímos com a presença de importantes nomes do Serviço Social em nossa Paraíba, a exemplo de José Paulo Neto, Yolanda Guerra, Ana Elizabeth Motta, Ângela Amaral, Samya Rodrigues, Ivo Tonet, Erlênia Sobral, Silvana Mara, entre outr@s importantes nomes nacionais e de companheir@s da Paraíba, com a mesma capacidade intelectual, e que contribuíram diretamente nessa caminhada para que a atual gestão do CRESS/PB tenha alcançado o respeito que tem hoje.

Aceleramos o processo de interiorização do nosso Conselho e o retiramos do ostracismo corporativo, passando a compor importantes fóruns e lutas em defesa dos direitos sociais. A Seccional Campina Grande passou a funcionar em um espaço adequado e a nova sede do CRESS/PB em João Pessoa foi adquira.

A realização do concurso público para os quadros do CRESS/PB e de licitações para contratação de diversos serviços passou a ser uma prática no interior da nossa entidade. A aquisição de novos equipamentos e a contração de diversas assessorias são outras conquistas d@s Assistentes Sociais inscrit@s no CRESS/PB. Em 2016 serão 03 Agentes Fiscais e 01 Assessor de Comunicação entre outros novos servidores do Conselho, ampliando nosso potencial de fiscalização e de divulgação das nossas bandeiras.

Deixo a gestão após os primeiros passos para as atividades comemorativas ao dia do/a Assistente Social em 2016, o funcionamento das Comissões Temáticas, a nomeação dos primeiros concursados e a inauguração da nova sede do CRESS/PB.

Não é fácil fazer uma passagem relâmpago por mais de 04 anos de vida, sem puder detalhar cada momento, cada dificuldade e cada conquista; sem ter como agradecer individualmente cada funcionári@, cada parceiro de gestão, cada Assistente Social de base, cada militante da luta por direitos do qual tive a oportunidade de militar lado a lado.

Parto para uma nova tarefa militante, feliz com o alcançado até aqui, com a certeza de que @s que seguirão na gestão “Seguir na Luta, Forte e Independente” não darão um passo atrás e avançarão muitos outros.

Foram anos de muito aprendizado, mesmo fora da gestão, como militante de base, podem contar comigo. Nós, Assistentes Sociais da Paraíba, somos uma das categorias mais fortes, numericamente e politicamente, somos quase seis mil inscrit@s no CRESS/PB, quase dois mil a mais que quando tomei posse na primeira gestão que fiz parte.


Obrigado por confiarem em nosso trabalho! Sigamos na Luta, Fortes e Independentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.