Siga o Blog por E-Mail.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Repasse do Lançamento da Nossa Pré-candidatura – Tárcio Teixeira.


Breve Resgate

Em 2011 publiquei o texto “Eleições 2012: porque não sou candidato a vereador.”. Nos anos seguintes fui forçado a publicar outros textos na mesma linha, um intitulado “Vote Tárcio Teixeira – 50 : )” e outro “Pré-candidato ao Governo da Paraíba: respondendo para uma colega Assistente Social” (textos publicados no www.tarcioteixeira.com). Todos esses textos vinham no sentido de responder pessoas ligadas ao Governo do Estado da Paraíba ou Municipal em João Pessoa que tentavam colocar uma possível candidatura de Tárcio Teixeira como algo pejorativo, como se as pessoas não percebessem ser apenas uma tática dos que estão no poder para permanecer por lá, sem serem incomodados por pensamentos divergentes.

Sobre 15 de novembro – nosso lançamento

15 de novembro de 2015 realizamos a primeira reunião para debater nossa participação nas eleições de 2016, o convite que fiz para algumas pessoas (militantes ou não) foi para participarem de uma construção horizontal, colaborativa e socialista. Fiquei feliz não apenas com as mais de 30 pessoas que passaram para debater política em um domingo pela manhã, mas também pelas dezenas de ausências justificadas que afirmaram seguir essa perspectiva coletiva e pelo caráter propositivo dos/as presentes.

No dia da nossa atividade a jovem República brasileira completava 126 anos, na verdade menos de 100, já que vivemos dezenas de anos de Ditadura Militar no Brasil. No início da atividade minha mãe lembrava, ao “pé do ouvido”, de outro aniversário: “hoje, caso estivesse vivo, seu pai faria aniversário”. Na vida cotidiana o individual e o coletivo não são separados, a luta política é parte desse cotidiano, onde a individualidade é diretamente ligada a um projeto coletivo.

Além d@s que participaram e/ou justificaram a ausência no lançamento da nossa pré-candidatura, gostaria de agradecer também ao Rosemir e ao Ruan pela receptividade e acolhida para realização da nossa reunião.

Relato do lançamento

Inicialmente fiz um breve resgate da nossa militância e algumas bandeiras levantadas no último período, sempre em ações colaborativas com outros/as militantes e movimentos, a exemplo da batalha contra a Lei das Privatizações em João Pessoa e na Paraíba, a defesa do passe-livre e da redução das passagens e dos levantes de junho de 2013, além de outras bandeiras relacionadas a educação, saúde, meio ambiente, mobilidade urbana e outras ligadas aos/as Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social, ações que, sem sombra de dúvidas, serão pautadas em uma possível candidatura em 2016.

Esse dia – 15 de novembro - não tinha como objetivo o detalhamento de propostas; mas fazer o resgate anteriormente apresentado e debater a atual situação da Câmara dos Vereadores e da Prefeitura de João Pessoa e a importância de que em 2017 nossa capital tenha representantes independentes, com mandatos horizontais que sejam construídos não pela institucionalidade, mas pela população; e pensar como construir coletivamente essa caminhada.

Nossa candidatura ao Governo do Estado da Paraíba em 2014 acabou abrindo espaço para disputas futuras, essa cobrança é uma realidade presente em nosso cotidiano e estamos dispostos cumprir essa tarefa em 2016.

Quase todos/as os/as presentes na reunião optaram por contribuir com a análise e sugerir algumas medidas para construção coletiva, além de declarações de apoio, algumas solicitações de mais informações e diversas sugestões que iam de propostas para sociedade até a forma de organização de uma possível candidatura.

Encaminhamentos

1. Enviar para lista de e-mail dos presentes o programa do PSOL e outras propostas que defendemos (enviaremos a princípios o programa da candidatura de Tárcio Teixeira ao Governo do Estado da Paraíba e o programa do PSOL);
2. Realizar encontros temáticos para apresentação e construção de propostas para a cidade, iniciando pela Política de Educação;
3. Estruturar e envolver outras pessoas em uma campanha de captação de recursos para luta por direitos e para ações de planejamento programático;
4. Estruturar grupo nas redes sociais para mobilização e debate programático de nossa pré-candidatura (https://www.facebook.com/groups/1536640196587969/).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.