Siga o Blog por E-Mail.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cartaxo, os Empresários e suas Lapadas: Aumento nas Passagens, Demissão em Massa e Acidentes!

O Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), deu R$0,25 (vinte e cinco centavos) de aumento nas passagens em DUAS LAPADAS, quinze em 2014 e dez em 2015, isso tudo em meio a um arrumadinho entre gestores públicos e empresários. É muito descaramento, ou Cartaxo já tinha deixado o documento do aumento assinado antes da reunião do Conselho Tarifário acabar ou fez isso no meio do Picolé de Manga, já que a reunião do conhecido Conselho ocorreu no final da tarde.

Seguindo a tradição, a SEMOB, por meio do Superintendente Roberto Pinto (nada querido pelos agentes de trânsito), convocou de forma irregular a reunião do Conselho Tarifário, não atendendo o prazo legal e evitando maior participação social na reunião. No dia 06/02, assim como nas últimas reuniões, todos os representantes do Governo Municipal e dos empresários votaram pelo aumento das passagens EM UMA LAPADA SÓ.

Não acredito que seria diferente caso o Conselho fosse convocado dentro dos tramites legais, esse Conselho é um verdadeiro faz de conta no qual os Empresários e o Governo votam juntos e formam uma maioria no suposto debate com a sociedade. Não é a primeira vez que isso acontece, eu mesmo já fui expulso de uma reunião dessa instância com o argumento de não ser conselheiro, sendo que, na mesma reunião, o representante das empresas (Mario Tourinho), que também não era conselheiro, pode ficar no “diálogo social”.

Existem outras LAPADAS, com risco de MORTE. Ontem conversava com um funcionário da AETC e ele falava de um acidente grave envolvendo a dupla função do motorista. Além do aumento das passagens os empresários querem ficar ainda mais ricos explorando ainda mais o/a trabalhador/a, estamos diante de uma demissão em massa de cobradores/as, a linha que faz Penha/Centro, uma das piores da cidade, já circula com todos os ônibus (seis) sem cobrador/a, atrasando a viagem, adoecendo o motorista e colocando em risco a vida das pessoas. Tudo isso para alegria da AETC e com o aval da SEMOB e do Prefeito.

Lembra a expressão “não aguenta pra que veio?”, pois é, o Prefeito sancionou o aumento, brincou o Picolé de Manga e saiu de FÉRIAS, passando a pressão dos movimentos pela redução das passagens para seu aliado de 2012, adversário de poucos meses atrás e mais novo amigo, o Vice-prefeito de João Pessoa, Nonato Bandeira (PPS). Não sei se procede, mas a boca miúda fala que o Governo do Estado também entrará na jogada e adiará o início das aulas em diversas escolas do Centro de João Pessoa na tentativa de reduzir a mobilização conjunta entre trabalhadores/as e estudantes.

Sigamos novamente o exemplo do Movimento Passe Livre e tomemos as ruas de forma horizontal.

PELO FIM DA DUPLA FUNÇÃO E READMISSÃO DOS/AS COBRADORES/AS!


PELA REDUÇÃO DAS PASSAGENS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.