Siga o Blog por E-Mail.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pré-candidatura ao Governo da Paraíba: respondendo para uma colega Assistente Social.


Semana passada, mais precisamente no dia 06 de fevereiro, eu (Tárcio Teixeira) estava com Raquel Alvarenga (Assistente Social do INSS e integrante da Chapa 01 para o CFESS), Leidiane Souza e Cleonice Nogueira (ambas professoras da UFPB) fazendo campanha para Chapa 01 – “Seguir na Luta, Forte e Independente” – quando uma colega Assistente Social fez uma pergunta muito importante e que acreditamos ser relevante para toda categoria. Ela queria saber se é verdade que sou pré-candidato ao Governo da Paraíba ao mesmo tempo em que me proponho a reeleição para o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba. Na hora respondi a referida pergunta e gostaria de, nesse momento, compartilhar a resposta com tod@s vocês elencando alguns pontos.

Eleições CRESS/PB 2011 – Devem lembrar que nas eleições de 2011 eu fui acusado de concorrer ao CRESS/PB apenas porque eu sairia candidato a vereador em 2012. Naquele ano eu fui claro ao dizer que o direito ao pluripartidarismo e possibilidade de candidatura não deveria ser uma acusação, já que se trata de conquistas do povo no enfrentamento a ditadura militar brasileira; mas, ao mesmo tempo, fui claro ao dizer que não seria candidato porque nosso Conselho estava o Caos e, caso ganhássemos as eleições, precisaríamos organizar primeiro nossa entidade, seria muito ruim para nosso Conselho um afastamento naquela oportunidade. Ganhamos as eleições do CRESS/PB, não fui candidato e organizamos nossa entidade (ver texto no blog - http://seguirnalutaforteeindependente.blogspot.com.br/2014/02/avancos-na-organizacao-fazem.html).

Organização CRESS/PB – Hoje nosso CRESS/PB segue padrões de organização bem superiores aos vividos até 2011, além disso a chapa “Seguir na Luta, Forte e Independente” é formada por profissionais das mais diversas regiões da Paraíba e espaços sociocupacionais; soma-se a isso o cuidado que tivemos ao escolher a vice-presidente da nossa chapa, a professora Mauricelia (UFPB) tem competência, disposição e disponibilidade para gerir o conselho ao meu lado e ao lado d@s outr@s 16 comprometidos profissionais integrantes da nossa chapa.

Transparência – Algumas pessoas falaram comigo para eu dizer que seria pré-candidato apenas após as eleições do CRESS/PB, pois isso poderia fazer nossa chapa perder alguns votos; fui claro ao dizer que não enganaria as pessoas que estão na chapa comigo e/ou @s milhares de Assistentes Sociais e Estudantes de Serviço Social da Paraíba; fui claro ao dizer que posso até perder votos, mas que seguirei meus princípios políticos e serei verdadeiro com @s que acreditam em nosso trabalho.

Visibilidade para o Serviço Social Nossa pré-candidatura ao Governo da Paraíba tem sido positiva ou negativa para a categoria? Acreditamos que positiva, sempre que tenho dado entrevistas, nossa profissão é destacada. Além da visibilidade e valorização da profissão, observo a possibilidade de fortalecer muitas denúncias que a categoria repassa com muita propriedade; nas eleições de 2014 as bandeiras d@s Assistentes Sociais poderão estar no centro do debate.


Neutralidade – Nossa profissão acredita nas decisões coletivas em detrimento das individuais, mas não acredita na falácia da neutralidade há muito tempo. Em seja qual for a chapa que disputa o CRESS/PB, existem pessoas que defendem suas posições políticas e candidat@s (ou pré) ao Governo, seja os que defendem gestões anteriores que já passaram pelo CRESS/PB, seja pela sua militância partidária; mas não cabe a nós dizer quem é quem, avaliem o compromisso político e a coerência entre o discurso e a prática de cada um destes. Com base no compromisso e responsabilidade que exerci não só no CRESS durante a gestão 2011/2014, bem como nos diferentes espaços de minha vivência política, convido a tod@s para conhecer nossas propostas para futura gestão do CRESS/PB “Seguir na Luta, Forte e Independente”.

Para o CRESS/PB e Seccional Campina Grande VOTE "SEGUIR NA LUTA, FORTE E INDEPENDENTE".

Para o CFESS VOTE CHAPA 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.