Siga o Blog por E-Mail.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Movimento Passe Livre/ Avante João Pessoa: Um breve balanço e um convite ao povo que luta!*


O Brasil vive um intenso e rico momento na luta de classe, dessa vez favorável a classe trabalhadora. Na Paraíba não ficamos de fora desse importante momento, os atos ocorreram, e estão ocorrendo, da Capital até o Sertão, nas cidades de grande, médio e pequeno porte. O Movimento Passe Livre/ AVANTE João Pessoa cumpriu (e segue como referência) um importante papel na luta política.

Derrubamos a PEC que era defendida por aproximadamente 200 deputados federais, conseguimos recurso do petróleo para educação, baixamos preço das passagens, conquistamos passe livre em determinadas regiões do Brasil, estamos avançando no voto aberto no Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmara dos Vereadores, pautamos a defesa do SUS e o Transporte como direito social. Na Paraíba, além da redução das tarifas, conseguimos suspender a licitação que pretendia privatizar nossas rodoviárias e forçamos os gestores locais e debater transporte público de forma aberta.

Após os levantes de junho o Governo Federal tentou enganar o povo com o Programa Mais Médico, que nem de perto resolve o problema da saúde, avançou no processo de privatização do nosso petróleo e segue pauta da FIFA para os Mega Eventos; o Governo da Paraíba e o de João Pessoa não atenderam a pauta dos movimentos sociais e segue uma lógica que favorece o empresariado do transporte e o transporte individualizado em detrimento do coletivo e do respeito ao patrimônio público.

Essa postura dos diferentes governos e parlamentares levou a população a seguir nas ruas, juventude, petroleiros, professores/as, sem terra, indígenas, direitos humanos. Não fosse isso os ataques seriam superiores, o assassinato de Amarildo não estaria tendo os desdobramentos que acompanhamos, as greves não estariam tendo as visíveis vitórias... Poderíamos seguir um longo parágrafo para importância de seguirmos nossa luta, mas todos/as já entendemos a importância dessa tarefa.

CONVITE - No dia 30 de outubro, alguns dos movimentos que participaram dos levantes de junho estarão participando do debate “#NasRedesEnasRuas Política na Era Pós-Dialética”, será às 16h, na sala Vladimir Carvalho (Usina Cultura Energisa); nossa sugestão é que após o debate façamos uma reunião do Movimento Passe Livre/ Avante João Pessoa e, de forma coletiva, possamos marcar o próximo ato do MPL na Paraíba e segui a pressão para que os gestores públicos avancem no atendimento a nossa pauta, mas não só isso, é fundamental prestar nossa solidariedade aos que lutam por direitos e seguirmos organizados/as coletivamente.


TROQUEMOS A REPÚBLICA DOS/AS ELEITOS PELO PODER POPULAR!


* A reunião do dia 30 foi convocada coletivamente e debatida com os organizadores do Festival Mundo, mas vale lembrar que esse texto não foi discutido no coletivo, é apenas uma contribuição ao nosso debate e organização política. Tárcio Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.