Siga o Blog por E-Mail.

domingo, 13 de outubro de 2013

Eleições CRESS/PB: Um Convite para Assistentes Sociais e Lutadores/as Sociais.


Escrevemos esse texto como militantes sociais que colocam seus nomes a disposição para o processo de reeleição do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região/Paraíba (CRESS/PB). Fazemos isso ao lado de um grupo que passou a fazer parte de nossas vidas de forma muito especial e de outros/as que já deixaram claro a intenção em ampliar esse grupo e contribuir com o que será a Gestão 2014/2017. Não vamos aqui fazer o balanço do que vem sendo a gestão do CRESS/PB; escrevemos esse texto para os/as que, mesmo percebendo algumas falhas, reivindicam o balanço positivo do nosso grupo e entendem a necessidade de seguir na luta, forte e independente.

No último processo eleitoral para o CRESS/PB construímos nossa chapa de forma aberta (tão aberta que sofremos as consequências disso, pulemos essa parte), assim fizemos por entender que essa construção não deve acontecer por decreto, mas de forma democrática e plural; por esse motivo antecipamos o convite para que você venha debater conosco, no dia 26 de outubro, o programa político e a composição de uma chapa para disputar as eleições do nosso Conselho. Começamos também a construir a lista de apoiadores/as dentro e fora (Sindicatos, movimentos...) da categoria das/os Assistentes Sociais.


Breve Resgate Histórico das Últimas Eleições

Em outubro de 2011 estávamos disputando as eleições do CRESS/PB. Não à toa chamamos nossa chapa de “CRESS na Luta, Forte e Independente!”. Enfrentamos uma chapa que representava a gestão anterior do nosso Conselho e que era composta, também, por gestoras/es de primeiro e segundo escalão do Governo Municipal (João Pessoa) e Estadual (Paraíba). Enfrentamos uma máquina com um forte aparato político e financeiro. Felizmente o chamado que fizemos para categoria, de organizar nossa entidade e fortalecer a presença do CRESS/PB na luta política, foi atendido e ganhamos as eleições na urna de Campina Grande, no voto por correspondência e na urna de João Pessoa.

Todos/as lembram do clima de tensão que pairou nas últimas eleições do CRESS/PB, mas não vamos aqui remoer 2011, caso queiram relembrar ou conhecer um pouco daquele momento, basta ler texto escrito para aquele momento (http://www.tarcioteixeira.com/search?q=CRESS+na+Luta%2C+Forte+e+INdependente); convém apenas lembrar que o processo não acabou com o término das eleições, representante da Chapa que ficou em segundo lugar na disputa entrou na justiça na tentativa de anular o pleito, medida essa que não foi articulada entre todos/as os integrantes do seu grupo e que acabou sem vitória, também, no judiciário.


O Atual Processo Eleitoral

O edital para processo eleitoral do Conjunto CFESS/CRESS será publicado em novembro, mas o calendário eleitoral já foi lançado e as inscrições de chapa começam no início de dezembro de 2013. Precisamos de você para fazer o CRESS/PB seguir na luta, forte e independente.

Durante a última Conferência Estadual de Assistente Social ampliamos nosso processo de articulação, lá, uma colega do sertão foi muito direta ao dizer: “sinto a obrigação de entrar no grupo e fazer muita campanha, no outro processo fiz campanha contra e fui muito dura, comprei uma imagem que haviam vendido de vocês e vejo que não era nada daquilo”. Além dessa colega, outros/as que fizeram campanha para outra chapa no processo anterior, ou mesmo que estiveram na chapa contrária a nossa, estão contribuindo com nosso grupo por ter saído do campo dos boatos e passado a conhecer de fato nossa prática cotidiana e, consequentemente, nossos princípios políticos.

Estamos felizes com o reconhecimento e a ampliação do grupo, o que só foi (e é) possível por perceber a forma como cada um de nós “nos jogamos” na luta pelo fortalecimento da categoria, mas não só por esse motivo, também pela defesa dos/as usuários/as dos serviços os quais estamos inseridos/as e pelo envolvimento nas diferentes lutas sociais existentes em nosso estado.


Um Convite

Queremos mais que o seu reconhecimento; queremos você em nosso grupo, mas não como meros/as seguidores/as e/ou apoiadores/as, esperamos que você participe da construção do programa político e que seja parte da chapa que estamos construindo para o processo eleitoral que se avizinha.

Participe da nossa reunião de articulação que será realizada no dia 26 de outubro, às 09h, entre em contato (tarciohteixeira@yahoo.com.br) e confirme sua presença.



VENHA FORTALECER NOSSA CATEGORIA E A LUTA POR DIREITOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.