Siga o Blog por E-Mail.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Eleições: Povo Corrupto e Descrente?



Minha profissão permite um contato constante com o povo pobre da nossa Paraíba, por outro lado, minha condição de militante social, atualmente como Presidente do Conselho Regional de Serviço Social 13ª Região- Paraíba, faz com que eu esteja em constante relação com esse mesmo povo, com diversos lutadores sociais e, ao mesmo tempo, com as ditas autoridades da nossa região.

Não vou aqui tentar dizer de que lado estão os lutadores sociais, ou mesmo dizer que ordem defendem as ditas autoridades; quero deter minha atenção ao povo, afinal de contas, quando algo dá errado, dizem que a culpa é do povo.

Um cidadão atento ao processo eleitoral verá algumas pessoas nas ruas relacionando o número dos candidatos a valores em dinheiro, para alguns, verdadeiros corruptores na busca de candidatos corruptos que comprem seus votos; para outros, apenas cidadãos desacreditados com o processo eleitoral, certos de uma traição pós-eleições, na busca de uma vitória, mesmo que imediata.

Existem ainda os cidadãos que sequer olham para o candidato, nem mesmo fazem a leitura de seus programas. Estes colocam todos no mesmo balaio, seja o candidato de esquerda, da direita, do centro, de cima ou de baixo; não percebem a possibilidade da novidade, ignoram a possibilidade de ser um cidadão honesto como ele; acabam seguindo o caminho da abstenção e favorecendo o mais do mesmo; terminam por chamar um dos seus de ladrão.

Seria nosso povo corrupto e descrente? Longe deste autor pensar algo desse tipo, eu diria simplesmente que são pessoas alertas e em busca da sobrevivência; sabedores do conhecimento popular de que “gato escaldado tem medo de água fria”; pessoas que, aos poucos, bem aos poucos mesmo, percebem que são a verdadeira autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.