Siga o Blog por E-Mail.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

NOTA DO PSOL EM JOÃO PESSOA CONTRA O NOVO AUMENTO DE PASSAGENS

O PSOL em João Pessoa vem a público repudiar o novo aumento de passagens do transporte coletivo concedido pelo Prefeito de João Pessoa (Luciano Agra) para o valor de R$ 2,20.

O PSOL discorda das formas como se organizaram a definição do reajuste: prefeito, empresários e entidade representativa de condutores e cobradores se articularam para legitimar esse aumento abusivo, que representa como, foi divulgado por institutos especializados através dos meios de comunicação, um vilão no orçamento daqueles que são assalariados e que dependem dos serviços públicos de transportes.

Mais uma vez, os usuários de transportes coletivos estão sendo prejudicados por esse reajuste abusivo. Essa medida sancionada pelo prefeito tornará ainda mais restrito o acesso de segmentos da população ao transporte coletivo.

O PSOL reitera que não se trata apenas de verificar a injustiça da tarifa, mas de constatar a permanente situação de precarização dos serviços na área do transporte público. Assim, o PSOL repudia a forma desumana como são tratados os usuários destes serviços: ônibus desconfortáveis, que circulam superlotados, sem que as autoridades fiscalizem e garantam o cumprimento da legislação, que estabelece o número a ser transportado.

Ao mesmo tempo, o PSOL manifesta seu total apoio ao FÓRUM CONTRA O AUMENTO DE PASSAGENS, bem como à todos os pontos contidos na Pauta de reivindicações, fazendo couro de que : R$ 2,20 é um assalto!

O PSOL considera legítimos os atos e manifestações organizadas por este fórum.

O PSOL destaca, dentre as reivindicações do referido movimento, como relevante a implantação do Passe Livre para os estudantes no transporte coletivo com subsídio da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O PSOL também considera como prioridade que a gestão municipal restabeleça os serviços de transportes com as características da antiga SETUSA, criando a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTC).

A Executiva Municipal do PSOL lamenta o comportamento indiferente da Câmara de Vereadores sobre a questão do reajuste, considerando esse silêncio como uma demonstração de escolha de um lado: o lado dos empresários do setor de transporte coletivo na Capital. É estranho que, até vereadores que fazem oposição ao prefeito Luciano Agra estejam calados diante de um debate que todos os usuários dos serviços de transporte gostariam que fosse feito em favor da qualidade desses serviços. Por outro lado, vereadores como Bira e Sandra Marrocos, ex-defensores de Passe Livre para alguns perfis de usuários, fecharam os olhos ao direito de ir e vir.

João Pessoa, 09 de janeiro de 2012.

DIREÇÃO EXECUTIVA DO PSOL EM JOÃO PESSOA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.