Siga o Blog por E-Mail.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Estelizabel: Projeto Pessoal ou do “Coletivo”?


Esses dias eu li uma matéria interessante em um importe portal de notícias da Paraíba, o texto afirmava que: “Um estudo de pesquisadores espanhóis afirmou que fritar alimentos com [...] óleo de girassol não faz mal para o coração.” (Portal WSCOM). Gosto muito de fritura e, felizmente, é esse tipo de óleo que uso há um bom tempo. Apesar da notícia anterior, não é sobre culinária que gostaria de dialogar com vocês, mas sobre projetos pessoais e políticos de um tipo de girassol que faz mal para saúde...
Algumas pessoas e jornais desde a semana passada que fala em Estelizabel, alegra perceber que muitas delas são carregadas de um tom crítico. Seria a salvadora da pátria ou querem fabricar uma Dilma da noite para o dia? Paciência, estamos falando de uma Secretária de Planejamento, de uma militante do PSB, de uma pessoa experiente que segue a lógica de Ricardo Coutinho, de uma mulher com pulso firme que compõe o “Coletivo Girassol”, este sim prejudica muito a saúde.
Temos que reconhecer o potencial da candidata do PSB, mas com a clareza que o projeto político a qual ela faz parte é o mesmo de Eduardo Campos, governador de Pernambuco que colocou a PM para espancar as pessoas em um dos principais símbolos de resistência contra a ditadura, o campus da Faculdade de Direito (UFPE). A secretária faz parte do mesmo coletivo que busca privatizar/terceirizar todas as políticas públicas da Paraíba, basta olhar o projeto que tentaram aprovar na Câmara dos Vereadores de João Pessoa e o que Ricardo Coutinho vem fazendo com a saúde em toda Paraíba, em especial com o Hospital de Emergência e Trauma, que, como diz o Procurador Eduardo Varandas, é processo “Imoral, Ilegal e Inconstitucional”.
A referência que tentam construir em torno da candidata de Ricardo Coutinho, de Eduardo Campos e do aliado Cassio Cunha Lima, não é nada a mais nada a menos que Secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa. Quem tiver dúvida sobre a autoridade da militante do PSB e do papel que ela cumpre nesse governo municipal, basta olhar texto da prefeitura sobre as atribuições dessa secretaria (segue no final do texto).
O Planejamento tem tudo haver com o processo de privatização/terceirização encaminhado pelo Governo do PSB para Câmara Municipal e relaciona-se diretamente com a falta de estrutura existente no trânsito da nossa capital. Digo mais, não podemos culpar apenas o Prefeito pela forma truculenta como a guarda municipal espancou manifestantes quando o PSB e o PT buscaram aprovar a privatização das políticas públicas, muito menos pela forma como vem sendo “planejada” a vida das pessoas no Bairro de José. Teria ou não o Planejamento haver com a política dos governos do PSB na relação com os poderosos (seria plural mesmo?) donos de shopping certer?
Há tempos não acredito em coelho da páscoa ou papai noel, o povo paraibano também não, não adianta tentar individualizar um projeto que é coletivo, um projeto envolvido com denúncias relacionadas a livros, lixo e favorecimento econômico de determinadores setores.
Sabemos que o “Coletivo Girassol” tem fritado muita gente, resta saber se o Prefeito Luciano Agra, responsável pela assinatura do último aumento de passagem, vai realmente romper com esse coletivo e fritar certas sementes de girassol antes que sua frigideira fique ainda mais quente. Lembrem, tudo demais é prejudicial a saúde, não coma tanta fritura.

Informe as/aos desavisadas/os
Não acreditem na falsa campanha imposta as/aos paraiban@s, além d@s candidat@s midiátic@s existe a pré-candidatura do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o RENAN PALMEIRA, vice-presidente do Movimento Espírito Lilás, é o pré-candidato a Prefeitura de João Pessoa.

Vamos refletir?

Qual partido de Ricardo Coutinho e Estelizabel? Acertou quem disse PSB, isso, o mesmo de Eduardo Campos e que é base do Governo Federal do PT.
Qual partido de Cassio Cunha Lima? Exatamente, o PSDB de Serra e FHC, que é base do governo do PSB na Paraíba.
Qual partido de Luciano Cartaxo? Errou quem disse ser de algum partido de oposição ao PSB, ele é do PT, partido que em João Pessoa votou pela privatização/terceirização das políticas públicas, o mesmo que é da base aliada de Agra e tem o apoio do PSB em Brasília.

A nova política não pode ter a cara do atraso, conheçam a atuação d@s parlamentares e filiad@s do PSOL que nacionalmente lutam por diretos. FILIE-SE AO PSOL (tarciohteixeira@yahoo.com.br)!



Prefeitura de João Pessoa sobre a Secretaria de Planejamento (o poder de Estelizabel)
 “A Secretaria de Planejamento (Seplan) tem entre suas atribuições as atividades de planejamento globais da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), assim como articulação e promoção de políticas públicas para o desenvolvimento do município. As políticas públicas para o município são geadas a partir de uma articulação com população, com órgãos da gestão municipal e também órgãos de outras esferas da administração.
A Seplan é um órgão de natureza instrumental, que está no primeiro nível da hierarquia da administração direta do Poder Executivo Municipal. São instrumentos da Seplan: Plano Diretor da Cidade, O Plano de Governo, Fundo de Urbanização, Fundo Municipal de Fomento à Habitação, as diretrizes do Conselho de Desenvolvimento Urbano e o Conselho Municipal de Habitação e de Desenvolvimento Social de João Pessoa.” (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/seplan/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.