Siga o Blog por E-Mail.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

QUEREM ANULAR AS ELEIÇÕES DO CRESS/PB OU ANULAR O CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DA PARAÍBA?

Seria desespero, oportunismo ou algo que não conseguimos enxergar?! Porque querem impugnar os votos da Chapa 1?

Em 30 de setembro de 2011, quando a Chapa “CRESS na Luta, Forte e Independente!” já havia conseguido organizar toda documentação necessária para sua inscrição nas eleições do CRESS, um documento do Conselho Federal de Serviço Social- CFESS afirmava sobre a Chapa 2 que:

1. “o atraso de quatro minutos para inscrição da chapa recorrente é irrelevante e não pode impedir que o princípio da democracia possa suplantar esta questão.”;

2. “Assistente Técnico de Tesouraria do CFESS Antonio Horácio Silva, o CRESS da 13ª Região “não encaminhou, até a presente data as Prestações de Contas dos exercícios de 2009 e 2010, bem como os balancetes de janeiro a setembro do exercício de 2011” Portanto, a situação permanece irregular, até a presente data, sendo certo que os candidatos ordenadores de despesas daquela gestão estavam impedidos de se candidatar, motivo pelo qual se fizeram substituir, na mesma chapa, por outros assistentes sociais”.

Após substituição dos nomes irregulares na chapa 2 e mesmo esta chapa tendo feito a inscrição fora do prazo, em nome da democracia seguiu o processo eleitoral.

Durante o processo, por motivos de pressão externa (temos provas materiais disso) um dos representantes da chapa “CRESS na Luta, Forte e Independente!” retirou o nome da chapa, sendo no mesmo dia substituído por outra assistente social. No segundo dia de votação (26 de outubro de 2011), um dos integrantes da chapa 2 retirou o nome da chapa, pedindo para retornar horas depois.

Em 08 de novembro de 2011, a Comissão Regional Eleitoral tomou a seguinte decisão:

1. “ACATAMOS O PEDIDO DE SUBSTITUIÇÃO DA CHAPA 1 E A RECONSIDERAÇÃO DO MEMBRO DA CHAPA 2”;

2. “A LIVRE ESCOLHA DOS VOTANTES DEVE SER RESPEITADA, PREVALENCENDO, COMO JÁ CITADO, A DEMOCRACIA, A IGUALDADE DE CONDIÇÕES ENTRE OS CONCORRENTES E A PLURALIDADE DE OPÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS VOTANTES”.

A apuração dos votos deu-se em 18 de novembro, 10 dias após o parecer da Comissão Eleitoral Regional e sem nenhum questionamento por parte da chapa 2. Assim, nos perguntamos por que só questionar esse parecer após a contagem dos votos? Porque só fizeram isso após saber que, por uma diferença de mais de 10% dos votos, a Chapa “CRESS na Luta, Forte e Independente!” foi escolhida entre @s assistentes sociais da Paraíba para assumir a gestão do CRESS/PB.

Para piorar um pouco... Caso esse pedido sem fundamento venha a ser aceito, o que seria votar contra parecer já apresentado e um questionamento já superado, os votos da nossa chapa seriam considerados votos nulos e segundo o Código Eleitoral do Conjunto CFES/CRESS: “Art. 73. [...] § 5º. Será nula a eleição em que a somatória dos votos nulos e brancos superarem os que forem conferidos à chapa mais votada.”

Em outras palavras, caso os votos da grande maioria d@s assistentes sociais que votaram por um “CRESS na Luta, Forte e Independente!” forem anulados, a eleição será nula. A quem seve um CRESS sem gestão ou uma Comissão Provisória formada por apenas sete membros?

A Chapa 2, segundo documento do CFESS já citado (30 de setembro), requereu “a NULIDADE da ELEIÇÃO, caso não sejam acatados seus argumentos, sob a alegação de que fora preterida formalidade essencial, qual seja: a ata de encerramento não foi assinada por todos os membros da Comissão, conforme exigência do artigo 42 do Código Eleitoral Vigente.”. Essa chapa teve seu pedido aceito e seguiu participando do processo eleitoral. Isso seria chantagem ou um equívoco na redação?

@S ASSISTENTES SOCIAIS DA PARAÍBA ESCOLHERAM A PRÓXIMA GESTÃO DO CRESS/PB, será que @s representantes da chapa 2 pensam em seguir até justiça comum e travar as ações do Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba? ISSO SERIA DEMOCRACIA?

É hora de TOD@S ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO e LUTADORES/AS SOCIAIS que querem um “CRESS na Luta, Forte e Independente!” e apoiaram nossa chapa tomarem posição e as tornarem públicas!

Escrevam em seus blogs, twitter, facebook e mandem e-mail para @s colegas que fazem parte da Chapa “CRESS na Luta, Forte e Independente!” e aos/as da chapa 2. Aproveitem e telefonem dando apoio ou se posicionando contrári@s a esse gesto que não permite que @s profissionais decidam sobre seu Conselho. Liguem também para o CRESS e digam o que pensam – 32217783.

O e-mail da nossa chapa, a chapa eleita pel@s assistentes sociais da Paraíba, é cressnalutaforteeindependente@hotmail.com e o twitter @CRESSFORTE.

Para achar o e-mail da outra chapa podem procurar no blog deles (http://chapa2cresspb.blogspot.com) ou via twitter - @chapa2_CRESSpb.

Enquanto seguir os ataques a democracia nosso blog seguirá funcionando e sendo esse importante canal de diálogo.

QUEREM ANULAR AS ELEIÇÕES DO CRESS/PB OU ANULAR O CONSELHO REGIONAL DE SERVIÇO SOCIAL DA PARAÍBA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.