Siga o Blog por E-Mail.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

15 de Maio - Dia do Assistente Social

Programação da Semana do Assistente Social no http://www.construindochapacresspb.blogspot.com/


Acreditamos que todos Promotores do Ministério Público da Paraíba- MPPB já escutaram falar ou tiveram a intervenção de um Assistente Social em algum procedimento de sua responsabilidade, seja por servidores da casa ou por profissionais vinculados as diversas Unidades de Saúde, Centros de Referência da Assistência Social, Escolas, ou mesmo por termos de cooperação com o Conselho Regional de Serviço Social. A participação desses profissionais junto aos Promotores de Justiça é ampliada a cada dia, tamanha a demanda da sociedade e a necessidade de aprimorar a relação entre os diferentes campos do saber.

A profissão foi regulamentada no Brasil no ano de 1957, apesar das primeiras escolas serem datadas da década de 1930. Em todo país são aproximadamente 100 mil profissionais. Na Paraíba esse número é perto dos 3 mil, formando-se anualmente em média 150 Assistentes Sociais na Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, quantidade que será ainda maior quando começarem a concluir o curso os alunos da Universidade Federal de Campina Grande, o mais recente dos três cursos. Vale salientar que aqui falamos apenas dos cursos presenciais.

No Ministério Público da Paraíba são 18 servidores Bacharéis em Serviço Social, mesmo não sendo todos lotados na área específica, são mais que merecedores dos parabéns pelo dia do Assistente Social. Em nosso órgão os campos de atuação são os mais diversos, seja nas Promotorias do Cidadão ou Infância e Juventude da Capital, no Departamento de Recursos Humanos, nos Núcleos Psicossociais de Campina Grande e João Pessoa, ou em algumas outras Promotorias da Paraíba.

Profissionais que cotidianamente contribuem com a garantia dos direitos da sociedade. Seja participando das inspeções relacionadas aos adolescentes em conflito com a lei, atendendo um casos específicos ou as políticas públicas de uma forma mais geral, a exemplo de crianças vítimas de abuso sexual, da política de acolhimento ou o resgate de um idoso vítima de violência. O profissional de Serviço Social pode atuar na elaboração de Estudos, Laudos e Pareceres Sociais nos mais diversos campos, seja nas áreas já mencionadas ou em outros espaços fundamentais da atuação do MPPB, como na saúde, educação, mulher, entre outros.

Não poderíamos esquecer que esses profissionais envolvem-se ainda em elaboração de projetos, campanhas de prevenção, elaboração de material informativo e palestras relacionadas a especificidade de cada um deles. Da mesma forma, pode cumprir papel importante no acompanhamentos dos espaços de articulação da sociedade civil e do poder público, a exemplo das Conferências relacionadas as diferentes políticas públicas, Conselhos de Direitos e dos Fóruns e Redes da Sociedade Civil.

Parabéns aos Assistentes Sociais do MPPB e todos os demais que contribuem nessa atividade diária de planejamento, avaliação, monitoramento e execução das políticas públicas.



Tárcio Teixeira
Assistente Social do Núcleo Psicossocial
Ministério Público da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.