Siga o Blog por E-Mail.

sábado, 12 de março de 2011

Carnaval x Vida Real

Alguns usam drogas... Eu brinco Carnaval – com letra maiúscula mesmo. Quem acompanhou as últimas postagens do blog deve ter percebido o quanto gosto dessa festa, principalmente em Olinda, onde ainda guarda a criatividade e a participação popular. Tenho vontade de conhecer outros Carnavais, mas o risco de perder Olinda faz com que eu fique sempre nas mesmas ladeiras, nos mesmos blocos, com os frevos mais tradicionais. Tento curtir e não refletir muito...

Esse ano foi diferente. Ao dobrar a primeira esquina, já fantasiado, deparei-me com o que seria a primeira foto do meu carnaval:

Foto: Tárcio Teixeira – 05/03/2011

Antes de fotografar foram alguns intermináveis minutos olhando para folia e para desumanidade do sistema capitalista. Não foi fácil decidir bater essa foto, era como se o frevo parasse e minhas mãos estivessem amarradas ao meu corpo. Quando a foto já estava pronta eu percebi outro contraste: as cores da nossa bandeira.

O amarelo nada rico, o nublado azul da nossa pátria amada, o luto do pouco branco da nossa bandeira. Já o verde... Apenas o das grades que nos faz lembrar as unidades de internação para os adolescentes já vítimas antes de cometerem algum ato infracional; ou mesmo na pouca grama representando nosso verde destruído pelo mesmo capital que mata homens e mulheres em nosso cotidiano.

Pena que os poderes de São Carnaval são capazes de libertar apenas um ser. Pena que aquela bela energia contagiante de milhões de foliões não se transforme em Revolução contra esse sistema tão nefasto. Seria fantástico sairmos com nossas fantasias pelas ruas para repetir o que hoje fazem os trabalhadores da África e Ásia, lutar por seus direitos.

Nunca pensei refletir tanto em meio ao Carnaval. Mas não voltei deprimido, e sim com muita energia para seguir ao lado de tant@s outr@s que não “só” indignam-se, mas erguem as bandeiras de uma sociedade Livre, Socialista e Democrática.


A Geração Da Luz
(Raul Seixas E Kika Seixas)

Eu já ultrapassei a barreira do som
Fiz o que pude às vezes fora do tom
Mas a semente que eu ajudei a plantar já nasceu
Eu vou
Eu vou m'embora apostando em vocês
Meu testamento deixo minha lucidez
Vocês vão ter um mundo bem melhor que o meu
Quando algum profeta vier lhe contar
Que o nosso sol tá prestes a se apagar
Mesmo que pareça que não há mais lugar
Vocês ainda têm
Vocês ainda têm
A velocidade da luz pra alcançar
[...]


---------------------------

Muita força, energia positiva e apoio material ao povo do Japão.

Parabéns aos (as) companheiros (as) que no dia de hoje fundaram o PSOL e Guarabira.

Acredito que muitos já sabem que estou fazendo parte da chapa que está concorrendo ao Conselho Regional de Serviço Social aqui da Paraíba. Sigam nosso Blog http://firmesfortesfazendohistoria.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Muito sensível, igual a você! Já com saudades... Beijos e força na labuta!!! ES

    ResponderExcluir

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.