Siga o Blog por E-Mail.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CHEGOU AS FÉRIAS! O TRÂNSITO ENLOUQUECEU!

Não sou especialista em trânsito, não conheço de engenharia, muito menos de urbanização. Sou apenas um Assistente Social que vou de ônibus ao trabalho e, assim como todos os trabalhadores, percebo as mudanças em nossa cidade.
Qualquer um percebe o avanço que teve a João Pessoa nos últimos anos, alargamento de ruas, viadutos, passarelas, sinalização, ou seja, houve uma modernização e ampliação de sua estrutural. Enquanto isso acontecia, muitos diziam, e ainda dizem, “é apenas paliativo, em poucos anos não adiantará mais, precisamos de obras estruturais”.
Infelizmente nossa espera não foi muito grande, bastou chegar as férias para tornar visível aos olhos, de qualquer não especialista como eu, que as obras feitas em João Pessoa são simples propagandas dos governos municipal e estadual. Em meio as festas de final de ano com muitos shows nas praças e busto de Tamandaré, além do anunciado aumento das passagens de ônibus, temos o trânsito enlouquecido e o lixo tomando conta de nossas ruas.
Apesar da violência crescente em nosso Estado, ainda podemos dizer que vivemos em uma das capitais mais tranqüilas e limpas do país, sem falar da beleza natural da nossa Paraíba: praias, serras, rios, sítio arqueológico, entre outras muitas maravilhas. Contraditoriamente a toda essa beleza, na periferia temos um dos maiores índices de assassinato de jovens, ou para além da periferia, a violência contra a mulher, na maioria das vezes escondida nos luxuosos apartamentos e casas dos bairros nobres.
Mas, tentando amenizar a indignação e voltar à nossa reflexão... No mês de Janeiro o Brasil e o Mundo vem conhecer João Pessoa e a Paraíba, ou ao menos tentar! Já que nossa rede hoteleira não está à altura da nossa beleza natural e cultural, ou ainda porque nossas duplicações e viadutos não condizem com nossa realidade. Não estou aqui fazendo uma apologia consumista e inconseqüente ao turismo, como muitos canastrões o fazem, estou apenas querendo refletir que em pouquíssimos anos a capital paraibana terá muito mais gente que o aumento que temos durante “os janeiros”! E aí, nos perguntamos? Como viveremos com nosso minguado desenvolvimento urbano?

Muitos janeiros virão! Nós ficamos de dezembro à dezembro em uma falsa urbanização, com obras propagandistas e violência cotidiana. Porém, somos fortes e seguimos de dezembro à dezembro acreditando que pode ser diferente. Um 2010 de muita luta por mudança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi gente, comentem e façam sugestões! Abraço.